domingo, 18 de março de 2012

Spirulina



Alga unicelular que apresenta alta concentração de proteínas. A spirulina é uma alga de água doce, de cor verde-azulada, pertence à classe das cianofíceas, das regiões do México, Japão e Tailândia. Utilizada como alimento pelos antigos astecas, passou a ser difundida somente a partir de estudos nutricionais realizados na década de 60.
Atua como supressor do apetite devido à presença relativamente alta da fenilalanina, que atua sobre o centro do apetite.



 Quando ingerida com o estômago vazio reveste suas paredes, produzindo uma sensação de plenitude gástrica e saciedade. Desta forma auxilia no tratamento da obesidade propiciando um suave emagrecimento sem perdas nutricionais. Pela presença da vitamina B12 evita transtornos do sistema nervoso e anemias provocadas por uma dieta.

Trata-se, aliás, da maior fonte vegetal da vitamina B12 - importantíssima no metabolismo de proteínas e para o bom funcionamento do sistema nervoso.Desbalanceada ou carencial. Possui alto nível de digestibilidade com uma absorção de 85%. Pelo seu alto teor protéico se torna excelente complemento alimentar.

Além da vitamina B12, a spílula tem outras substâncias importantes, como a vitamina A (que previne o envelhecimento da pele), o ferro (que combate a anemia) e o cálcio (essencial para a saúde dos ossos). Conta, ainda, com magnésio - mineral envolvido em mais de 300 reações metabólicas do organismo e que ajuda no relaxamento muscular.


Excepcionalmente rica em proteínas (60-70%), aminoácidos (triptofano), vitaminas, ácidos graxos essenciais (gama - linolénico), insaponificantes (carotenóides, esterois, xantofila), mucilago, sais minerais: selênio.

Quais são as vantagens?
- Elimina a gordura
A cápsula tem, em sua composição, um tipo de gordura chamado ácido gamalinoléico, que estimula a produção de prostaglandina. Esta substância, por sua vez, é eficiente no combate a processos inflamatórios (caso da obesidade). Isso acontece porque ela atua diretamente sobre o adipócito - célula de gordura -, diminuindo seu tamanho. "Como resultado, reduz a gordura localizada, principalmente a do abdome", esclarece a nutricionista Elaine Cristina Rocha.

- Dá saciedade
Alguns aminoácidos presentes na alga, como a fenilalanina e a tirosina, influenciam diretamente a produção de neurotransmissores chamados norepinefrina e dopamina. Eles são responsáveis por controlar nossa sensação de saciedade, o que acaba por diminuir a fome.

- Tira a vontade de comer doces
Cada vez que ingerimos um alimento doce, nosso cérebro libera serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. O magnésio existente na espirulina transforma outro aminoácido, o triptofano, em serotonina, o que proporciona o mesmo efeito gostoso que sentimos ao comer um brigadeiro!

- Desintoxica o organismo
Graças à clorofila e à grande quantidade de minerais que possui, a spirulina transforma substâncias lipossolúveis - que se dissolvem em lipídios (gorduras) - em hidrossolúveis, ou seja, que se dissolvem em água. "Deste modo, elementos indesejáveis ao organismo são eliminados através da urina".

- Reduz os sintomas da TPM
A substância prostaglandida também auxilia na regulação dos níveis de hormônios, diminuindo sintomas da tensão pré-menstrual como inchaço, dor de cabeça e irritabilidade.

- Melhora o cansaço
Sabe aquela dorzinha que sentimos no corpo toda vez que exageramos em algum esforço físico? O responsável por isso é o ácido láctico que se acumula nos músculos. Entre os oito tipos de aminoácidos presentes na espirulina estão a biotina e ferridoxina: "A ação deles impede a formação deste ácido, evitando, assim, cãibras e fadigas musculares".

No link abaixo, encontrara o produto para ser comprado.
http://www.mrcosmeticoselingerie.com/suplemento-alimentar/spirulina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo carinho e atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.