quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O poder das flores nos cosmeticos




As flores a muitos anos vem sendo introduzidas nos cosméticos. Como já foi visto em postagens anteriores a Primeira flor a ser utilizada foi a rosa. Segundo registro meado de 1300 anos antes de cristo.

As flores, são realmente muito lindas para serem usadas na decoração, são cheirosas, relaxantes e alegres. Além disso, elas possuem propriedades cosméticas que podem deixar a pele ainda mais bonita. As flores possuem em sua maior parte, princípios ativos das plantas, porque nelas estão localizadas as porções germinativas e os elementos utilizados na sua reprodução. Na fabricação de um cosmético à base de flores, as partes mais usadas são as pétalas ou as porções germinativas como o pólen ou as anteras.

Para extrair o que as flores  têm de melhor para a nossa pele, há dois processos.O de aquecimento, que captura os óleos essenciais.O outro é  deixar as suas pétalas de molho por mais de um mês, para que o seu extrato seja retirado. Os óleos essenciais são os mais eficientes, porém, muito mais difíceis de serem extraídos. Por exemplo, para conseguir um litro de óleo essencial de rosas, é necessário aquecer 300 quilos da flor. Por isso, os cosméticos feitos com esses óleos geralmente são caros. Entretanto, os  benefícios das flores para a beleza são vários.


Existem flores famosas pelos seus efeitos calmantes, como a camomila e a calêndula.



Podem ser usadas para acalmar as peles inflamadas e as mais sensíveis. Além dessas flores, estão sendo muito utilizados os hibiscos, a flor de laranjeira e o óleo essencial de rosas que, além de tranqüilizar a pele, deixa-a com um perfume muito agradável.






As pétalas de orquídeas são muito utilizadas, pois elas possuem propriedades que retêm a água, sendo muito usada para produzir hidratantes. Um tipo de orquídea muito usada na fabricação de cosméticos é a baunilha, cujo óleo essencial serve como descongestionante e calmante, deixando a pele saudável e sem acnes.
Também é conhecida como Vanila.


A maioria das flores é rica em polifenóis, responsáveis pelo combate aos radicais livres, os inimigos número um do envelhecimento . Essa substância possui propriedades anti-inflamatórias. Os óleos essenciais das pétalas  forem combinados com elementos como as frutas e o mel, ocorre uma mistura perfeita para que a  pele fique viçosa, hidratada e jovem por muito mais tempo.

Há muitos benefícios das flores para a beleza, basta saber usar a flor certa para o seu tipo de pele. Vale apena lembra a importância de ler com atenção o rótulo do cosmético para verificar se ele é realmente feito à base de flores naturais ou apenas com o material sintético. O produto sintético conterá somente o cheiro das flores, e não as suas propriedades cosméticas, portanto, não farão o mesmo efeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo carinho e atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.