sexta-feira, 11 de maio de 2012

Neem

Azadirachta indica) é o nome de uma árvore da família Meliaceae, única no seu género botânico. O seu nome científico faz referência à sua origem, a Índia.
É uma planta que pertence à família do mogno e do cedro. São árvores de grande porte, podendo atingir até 30m de altura e 2,5m de diâmetro. Nativa de todo o subcontinente indiano e resis(tente a seca. Além de fornecer madeira, é muito conhecida por suas propriedades medicinais e terapêuticas encontradas nas sementes, folhas e casca. Popularmente é bastante utilizada na agricultura, no combate a lagartas e pragas como nematoides, fungos e bactérias. Na indústria farmacêutica é utilizada na fabricação de produtos de higiene e limpeza




Também conhecida como nim ou amargosa, é uma árvore "multiúso" ou "pau para toda a obra", já que tem um conjunto não despiciendo de utilidades. As suas folhas, frutos, sementes, casca e madeira têm diversas aplicações, tanto como fonte de materiais usados pela medicina, veterinária, cosmética, como na produção de adubos e no controlo de pragas. Nesse último quesito, tem chamado a atenção por ser excelente no controle biológico de diversas pragas e doenças que atacam plantas e animais no campo.



A pasta resultante da prensagem das sementes de nim vem se mostrando um adubo orgânico promissor, desde que misturado a outras fontes mais solúveis de nitrogênio. Essa ressalva é válida porque, sendo antimicrobial, a torta de nim reduz a população de bactérias nitrificadoras (que captam o nitrogênio do ar e o disponibilizam para a planta): apenas cerca de 56% do nitrogênio livre é processado pelos microorganismos do solo, após a colocação da pasta de nim. 

Por retardar o processo que disponibiliza o nitrogênio no solo, o uso da pasta de nim está sendo recomendado para ser misturada com fontes de nitrogênio altamente solúveis, como os fertilizantes sintéticos utilizados na agricultura convencional, diminuindo as perdas de nitrogênio pelo ar ou pelo escorrimento juntamente com as águas no interior ou na superfície dos solos. Entretanto, o uso desse material na agricultura orgânica, que se vale de adubos orgânicos pouco solúveis não é recomendado, visto que o mesmo retarda o processo de disponibilização de nitrogênio que já ocorre de forma equilibrada e numa velocidade menor que em sistemas convencionais.



O Óleo de NEEM têm sido utilizado, principalmente na Índia, como coadjuvante na prevenção e tratamento das seguintes enfermidades:


Acne, Alergia, Arritimia, Artrite, Azia, Bronquite, Câncer, Candidíase, Caspa, Circulação, Colesterol, Conjutivite, Contusões, Diabetes, Dor de Dente, Dor de Ouvido, Dores Musculares, Eczema, Encefalite, Envenenamento, Enxaqueca, Eplepsia, Erupção Cutânea, Escalpo Sarnento, Estimulante, Fadiga Crônica, Garganta, Gastrite, Gengivite, Gonorréia, Gripe, Hemorróidas, Hepatite, Herpes Genitais, Indigestão, Infecções, Inflamações, Insônia, Lombrigas, Malária, Pele Ressecada, Piolho, Psoríase, Queimaduras, Resfriado, Reumatismo, Rinites, Rins, Rugas, Sangue Sujo, Sarna, Sífilis, Sistema Imunológico, Tensão (Pré-Menstrual), Tuberculose, Unhas Fracas, Úlcera Duodenal, Vermífugo, Verrugas e Vitiligo.




Uso externo:


Posologia e Modo de Usar:
Para tratamentos de Machucados e Erizipela: Misture algumas gotas de Óleo de Neem em um pouco de argila e aplique no local, deixar por aproximadamente 02 horas e retirar com aguá limpa e abundante.
Para Coceirase e Psoríase: Lave bem o local e aplique diretamente o óleo nas regiões afetadas duas vezes ao dia.


Uso Interno:
Posologia e modo de usar:
Tomar de 03 a 06 gotas diariamente (duas pela manhã, duas à tarde e duas à noite) em água filtrada ou no chá de sua preferência. Pode ser ingerido também com miolo de pão fazendo um comprimido para facilitar a ingestão.


Indicações:
Fortalecedor do Sistema Imunológico, Restaura os Mecanismos Metabólicos, Ação Antioxidante e Adstringente, Revitalização Física e Mental, Proteção Hepática, Queima dos Açúcares Adicionais, Promove o emagrecimento Natural, Combate Úlceras, Gastrites, Urticárias, Dermatoses e Micoses, Dores de Cabeça, Asma, Reduz o Colesterol e o Triglicérides, Vermífugo, Antiinflamatório, Antiartrítico, Antipirético, Antibacteriano, Antitumoral, Antimalarial, Antibiótico Natural, Cicatrizante e Fortalecedor da Unhas



No link abaixo você encontra este produto para esta adquirindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo carinho e atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.