sábado, 26 de maio de 2012

Patcholi

Patchouli, patchouly, pachouli, pachuli, patechuli, patexulí ou ainda oriza no Brasil, é o nome dado tanto a um conjunto de espécies do plantas do género Pogostemon quanto ao óleo essencial obtido de suas folhas.

 Geralmente, refere-se às espécies Pogostemon cablin, muito cultivada na Indonésia, Pogostemon heyneanus ou Pogostemon patchouly, esta última designada patchuli de Java. As outras plantas do mesmo género botânico não são adequadas à produção do óleo.

                                        

O aroma do patchuli é forte e, mesmo considerado agressivo por algumas pessoas, tem sido utilizado durante séculos em perfumaria. O seu aroma é considerado relaxante por diversas pessoas.
São atribuídas várias propriedades benéficas tanto à planta quanto ao seu óleo essencial, principalmente por parte dos adeptos de medicina alternativa e ervanários.

O patcholi é nativo nas Índias Orientais e Ocidentais. O nome provém da língua tamil patchai (verde) e ellai (folha).


Óleo essencial

O seu óleo essencial é produzido por destilação das folhas secas da planta, conseguindo-se, por este processo, quantidades apreciáveis de óleo.

O óleo de patchuli passou por um surto excepcional de popularidade durante a década de 60 e de 70, principlamente entre os devotos do amor livre e estilos de vida hippie. É também utilizado como condicionador de cabelo para rastas. O movimento Hare Krishna foi responsável, em grande parte, por este movimento. Acredita-se que o deus Krishna "habita" no patchuli.

Apesar da associação comum com estilos de vida alternativos, o patchuli tem uma vasta utilização na indústria moderna. Faz parte de cerca de um terço dos perfumes produzidos atualmente, sendo mais de metade no caso dos perfumes para homem. No Brasil, já é produzido artesanalmente em forma de extrato, colônia e perfume. É também um importante componente do incenso produzido na Ásia Oriental, e utilizado como aroma para toalhetes de papel, detergentes de lavar a roupa e ambientadores para casa e automóveis.

A planta

A planta é uma erva arbustiva que chega a atingir cerca de 60 cm de altura. Ainda que prefira habitats quentes, evita a exposição direta à luz do sol e murcha facilmente se não receber a quantidade certa de água por dia. As sementes são muito frágeis e são facilmente destrutíveis. Pode-se propagar, contudo, por estaca (ramos cortados ganham raíz em solo húmido ou em água).


O patchuli de Java (Pogostemon heyneanus) é uma planta abudante principalmente em Sumatra e em Java, mas também no norte e nordeste do Brasil, onde é cultivada principalmente no Maranhão e Pará e é chamada de oriza. A planta espessa chega a altura de 90 cm, tendo haste forte e folhas macias. Possui um ótimo óleo derivado das folhas colhidas na estação molhada. Está melhor adaptada a terrenos situados entre 900 e 1 800 m de altitude, embora seja cultivada sobretudo em selvas tropicais baixas. A colheita, feita à mão, decorre duas a três vezes ao ano.


No Brasil é tradicionalmente é utilizada em macerações, na lavagem de roupas e ainda em tisanas.

Processo de industrialização

Empacotada e posta a secar parcialmente na máscara e no fermento por alguns dias antes que o óleo esteja extraído através da destilação de vapor. O óleo do patchouli está se tornando agora disponível como um extrato do Co2 em quantidades pequenas. O processo de fermentação amacia as divisões celulares da planta, facilitando a extração do óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo carinho e atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.